Experiência BRAZTOA | Centro Oeste 2018
- fonte externa (Fecomercio DF)
- 16 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Empresários do turismo e agentes de viagens discutiram melhorias e novas tendências para o setor durante o evento Experiência Braztoa, realizado nesta quarta-feira (15), em Brasília, pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo. O encontro contou com palestras e apresentação de casos de sucesso de países como Israel, Colômbia e Peru. Também foram promovidas atividades sensoriais com o objetivo de aguçar os sentidos dos profissionais que trabalham com a divulgação dos destinos turísticos. O seminário foi realizado no Espaço Brasília, na 904 sul, e teve apoio da Fecomércio, da Rede Plaza Brasília, do Sebrae no DF e do Ministério do Turismo.

O presidente da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio e vice-presidente da instituição, Francisco Maia, falou durante a abertura do encontro e destacou a importância de eventos como esse em solo brasiliense para criar pilares para o segmento na capital da República. “A Câmara de Turismo da Fecomércio tem o foco de mostrar às pessoas que a capital do País também é um destino turístico. Estamos tentando mudar o conceito de turismo de negócios e ampliar o número de visitantes na cidade”, disse Maia. “Temos buscado parcerias com o Sebrae, com a Secretaria de Turismo e com a Braztoa para mostrar que é possível mudar esse cenário e atrair mais visitantes”, completou.
A coordenadora da cadeia de turismo do Sebrae, Cida Vieira, destacou que a Experiência Braztoa reúne um elevado número de agentes de viagens, aqueles que são responsáveis por vender um destino para os consumidores, o que acaba transformando o evento em uma oportunidade de divulgação da região Centro-Oeste. “Os agentes são um elo muito importante de toda a cadeia turística. É uma chance de mostrar para eles, por meio do projeto do Sebrae, o Brasil Central, que temos destinos de qualidade na região”, ressaltou Cida. Ela disse ainda que o encontro é inovador e tem a capacidade de proporcionar geração de negócios e criar relacionamentos relevantes.
Em 2018, o evento chegou ao quarto ano. A presidente da Braztoa, Magda Nassar, disse aos presentes que a entidade acredita no associativismo para mudar paradigmas e mostrar o diferencial do turismo. “Esse evento traz algumas pessoas que dividem os desafios e acreditam na inovação que fizemos durante esses quatro anos. Essa união é um trabalho em prol do turismo, com o objetivo de fazer com que as pessoas nos escutem”, ressaltou Magda. A secretária adjunta da Secretaria de Turismo do DF, Caetana Franarim, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alvez, também estiveram presentes. Para Alvez, o trade turístico está trabalhando para que o segmento seja dinâmico, gerador de emprego e renda e propulsor da economia criativa e limpa.
Entre as apresentações realizadas, o projeto Brasil Central Turismo, idealizado pelo Sebrae, foi um dos destaques do dia. O principal objetivo do Brasil Central é desenvolver o turismo da região central do País de forma sustentável, com a elaboração de estratégias turísticas integradas entre os estados da região, visando a acabar com a competição entre os destinos turísticos vizinhos. A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,8 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período.
Por Daniel Alcântara - FECOMERCIO
Participação da MaiX Consultoria

Da Direita para esquerda: Thais Quintão (Maix Consultoria), Rodrigo Freire (Presidente Brasília Convention & Visitors Bureau) e
Magda Nassar (Presidente Braztoa)