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Brasília Trends Design Fashion Week 2018

  • Foto do escritor: Thais Quintão
    Thais Quintão
  • 30 de nov. de 2018
  • 4 min de leitura

Evento destaque no segmento de moda, design e muito mais - período de realização 22 a 25 de novembro de 2018 | Millennium Convention Center (Clube da Ascade)

Desde muitos anos, vários destinos no Mundo têm visto na Moda, no Design e na Arquitetura um dos principais atrativos para a promoção e valorização de toda a produção local/regional e para o desenvolvimento econômico/social, especialmente por meio da atração de visitantes nacionais e internacionais. A CRIATIVIDADE, no que diz respeito à arquitetura, artes gráficas, à moda ou ao design de produtos, tem atraído a atenção de curiosos, apreciadores, consumidores e estudiosos de várias partes do mundo. Destinos como Paris, Viena, Tóquio, Barcelona, Suíça, Milão, Nova Iorque e outros, têm na economia criativa um dos principais nichos de atração de fluxos turísticos e desenvolvimento econômico.


Há que se espelhar em destinos como estes para promover os diferenciais competitivos que Brasília possui, especialmente após receber o título de “CIDADE CRIATIVA DO DESIGN”, reconhecimento dado pela UNESCO em 2017, distinguindo os grandes feitos e potenciais nos segmentos da arquitetura, decoração, moda, arte de rua, e design da cidade. Desta forma, Brasília, como parte da rede de cidades criativas, a única cidade brasileira reconhecida como CIDADE DO DESIGN, se comprometeu com os objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, a qual tem, dentre outros objetivos, a proposta de “estimular e reforçar as iniciativas lideradas pelas cidades-membros para tornar a CRIATIVIDADE um componente essencial do desenvolvimento urbano por meio de parcerias entre os setores público e privado e a sociedade civil”, assim como também a “desenvolver polos de criatividade e inovação e ampliar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural”.


Brasília, conjuga centenas de representações culturais mundiais, como cultura, gastronomia e diferentes modos de vida, além disso, é casa da musicalidade brasileira, daqui surgiram importantes nomes do cenário musical nacional, como Legião Urbana, Capital Inicial, entre outros que ajudaram a eleger Brasília como a capital do rock nacional. Dentre outros fatores, destaca-se também a multiplicidade de sabores e a infinita variedade de representações artísticas e culturais, por meio da representação de diplomática de mais de 180 países aqui constituídas. Pode ser considerada a tradução do espírito cosmopolita e a porta de entrada para a vivência de diferentes culturas e nacionalidades.

Diante deste cenário, o que se pretende com a realização do Brasília Trends Design Fashion Week, é se espelhar no potencial de geração de negócios e projeção da imagem de Brasília enquanto destino criativo, com foco no segmento de eventos e negócios, especialmente para os nichos de MODA e DESIGN. Que venha 2019!!!

A primeira edição do BRASILIA TRENDS DESIGN FASHION WEEK foi além do espaço particular das passarelas e alcançou diversos setores e segmentos correlacionados, especialmente, a Moda e o Design, que estão intrinsecamente relacionados e presentes não apenas no vestuário, mas também na arte, na música, na gastronomia, nos produtos, na tecnologia, ou seja, em tudo aquilo que compõem a criatividade e cotidiano humano e sua interação social/coletiva. Uma das estratégias e ponto focal do evento foi proporcionar um ambiente para que Brasília se torne referência no segmento de eventos para o setor e o BSB Trends seja considerado no cenário nacional, importante meio para a disseminação, lançamento e manutenção de conceitos, imagens, espaços, marcas e produtos. Assim como acontece com outros eventos de moda e design realizados no Brasil e no Mundo, os quais se tornaram indutores do desenvolvimento econômico, cultural e criativo para os destinos, assim como já ocorre, por exemplo, com São Paulo e Rio de Janeiro.


O BRASILIA TRENDS congregou a representação de toda a cadeia produtiva da moda e do design, envolvendo desde a matéria prima à indústria, bem como o acesso ao mercado, considerando os profissionais autônomo, o pequeno empresário e as grandes referências nacionais e internacionais. Foram realizados desfiles que deram destaque às marcas locais/regionais, como também montagem do espaço business, onde expositores locais e nacionais, tiveram a oportunidade de comercializar e apresentar o que há de mais criativo no setor de moda e design. Também foi estruturado o espaço learning, onde houveram mais de 20 palestras e workshops, bem como os desafios de arquitetura e design em parceria com o IESB. No total foram utilizados os 10 mil/m² do Millennium Convention Center, divididos nos seguintes espaços temáticos: Espaço Fashion; Espaço Business; Espaço Learning; Espaço Vip; Espaço Bar; Gastronomia e Food Truck.

























Com a continuidade deste evento anual, pretende-se trazer em 2019 para a cidade o que há de mais inovador na Moda e no Design, seja por meio de exposições, desfiles, palestras e depoimentos variados promovidos pelos convidados nacionais que participarão do evento. Deve ser considerado como um espaço de estímulo à produção, ao aprendizado e ao comércio, visando o desenvolvimento de novos negócios e fomento ao mercado brasiliense.


O evento foi idealizado e organizado pela Week Produções, Cirandinha, Imagens Promoções, realizado em parceria com o Idheias, com a gestão técnica e administrativa da MaiX Consultoria.

Fonte: Brasilia Trends - Projeto

 
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